Melhor Troca de Bitcoins para São Tomé e Príncipe
Ao largo da costa da África Ocidental, no Oceano Atlântico, encontra-se a pequena ilha de São Tomé e Príncipe, que tem muito mais para oferecer do que praias de areia branca oníricas com palmeiras. São Tomé e Príncipe é um dos mais importantes produtores de cacau do mundo. Já durante o período colonial, enormes plantações de cacau foram estabelecidas e as correspondentes e bonitas mansões merecem definitivamente uma visita. Mais vestígios do período colonial português podem ser encontrados na capital São Tomé. Além de numerosos edifícios desta época, a fortaleza portuguesa Forte de São Sebastião, na qual hoje o museu nacional está localizado, é especialmente digno de menção.
A longa história do país é uma razão para visitar a pequena ilha, mas também as maravilhas naturais da ilha, como por exemplo a enorme fonte Boca de Inferno, não devem ser desprezadas. Quer se faça uma caminhada pela floresta tropical até ao Pico de São Tomé ou uma curta viagem ao tempo do domínio colonial, as férias em São Tomé e Príncipe ficam na memória de todos. Para que não haja problemas durante a estadia com o dinheiro da viagem, deve-se informar muito antes de começar a viagem. Informações úteis sobre dinheiro em São Tomé e Príncipe e a resposta à pergunta se o dinheiro pode ser levantado aqui podem ser encontradas no artigo seguinte.
São-Toméan Dobra (STD) – a moeda nacional
Em São Tomé e Príncipe, a moeda nacional e a moeda oficial é a Dobra de São Tomé e Príncipe, dividida em 100 Cêntimos. A Dobra está disponível em moedas e notas, cujas denominações são apresentadas no quadro abaixo:
- Moedas: 500, 1000, 2000 São Tomé e Príncipe Dobra
- Notas: 5000, 10.000, 20.000, 50.000, 100.000 Dobra de São Tomé e Príncipe
Moedas locais e estrangeiras podem ser introduzidas sem restrições, mas devem ser declaradas à entrada. A exportação é limitada ao montante declarado na importação.
Alteração de dinheiro em São Tomé e Príncipe
Não é necessário trocar a moeda local antecipadamente, uma vez que o dinheiro pode ser facilmente trocado em São Tomé e Príncipe. Em alguns locais, pode mesmo pagar em euros ou dólares americanos. A primeira possibilidade de troca é directamente no aeroporto. Existe aqui uma agência de câmbios. Através dos bancos da ilha há outra possibilidade de trocar dinheiro na moeda local. Só se deve saber que os bancos só abrem das 07:30 às 11:30 nos dias de semana. Você deve tomar cuidado para trazer dinheiro suficiente para toda a viagem. Não há caixas automáticos em São Tomé e Príncipe para reabastecer o dinheiro da viagem em caso de congestionamento.
Recolher cheques de viagem em São Tomé e Príncipe
Os cheques de viagem são uma alternativa adicional ao dinheiro. São trocados na maioria dos bancos e, por vezes, também em hotéis de maiores dimensões. Devem ser expressos em euros ou dólares americanos. É claro que os cheques de viagem oferecem a vantagem de serem substituídos imediatamente em caso de perda, mas também é preciso ter em conta que este tipo de meio de pagamento tem um retorno mundial.
Pagamento sem dinheiro em São Tomé e Príncipe
Em São Tomé e Príncipe, o pagamento sem dinheiro com cartão de crédito não é muito frequente e só é possível em hotéis com preços mais elevados. Os cartões Visa e Mastercard são aceites. É aconselhável perguntar no momento da reserva se pode pagar com cartão. Isto pode poupar-lhe alguns inconvenientes. Se pagar com cartão de crédito, deve saber com antecedência que o instituto do cartão de crédito cobra uma taxa de serviço no estrangeiro entre 1 e 4%. Informações detalhadas sobre isso podem ser encontradas no contrato de cartão de crédito ou obtidas diretamente da empresa de cartão de crédito.
Retirada de dinheiro em São Tomé e Príncipe com cartão EC
Deve ser dada atenção ao transporte de dinheiro suficiente, bem como aos cheques de viagem, uma vez que não existem ATMs em São Tomé e Príncipe. Por conseguinte, o cartão CE só é útil para organizar a viagem ou no país a partir do qual entra em São Tomé e Príncipe. Aqui pode utilizar novamente o seu cartão EC para levantar dinheiro.
Deve-se saber, no entanto, que ao utilizar um ATM estrangeiro, é devida uma taxa de cessão no estrangeiro e, ao visitar um ATM não bancário, uma taxa de utilização bancária externa. Se não prestar atenção, pode ter de cavar bem fundo no bolso, uma vez que estas taxas estão frequentemente entre 5 e 10 euros. Os proprietários de um cartão V-Pay também devem prestar atenção, pois este tipo de cartão só pode ser usado na zona Euro. Em geral, é sempre aconselhável levar um cartão de crédito consigo, uma vez que é aceite com muito mais frequência do que os cartões EC ou V-Pay.
Retirar dinheiro de São Tomé e Príncipe com cartão de crédito
Mesmo com um cartão de crédito, não é possível levantar dinheiro em São Tomé e Príncipe, porque não há ATMs disponíveis. No entanto, não é inútil levar o seu cartão consigo, pois pode ser usado para pagar em alguns hotéis. Também pode ser usado para preparar a viagem para encher a caixa de dinheiro de viagem com dinheiro suficiente. Se viajar para São Tomé e Príncipe a partir de um país em que o euro não é a moeda nacional, o instituto do cartão de crédito geralmente cobra uma taxa de câmbio pelo dinheiro. Uma sobretaxa percentual entre 1% e 4% é cobrada em cada levantamento.
Se quiser poupar esta taxa a longo prazo, deve consultar o seguinte link. Os bancos listados lá fornecem um cartão de crédito gratuito com o qual o dinheiro pode ser retirado em todo o mundo gratuitamente. Mesmo que um cartão de crédito não possa ser usado para levantar dinheiro em São Tomé e Príncipe, faz sentido solicitar este cartão de crédito porque o dinheiro pode ser levantado gratuitamente em todos os países com ATMs. Uma aplicação demora apenas alguns minutos e pode ser preenchida online.
Uma vez enviado o formulário, deve esperar-se um tempo de processamento de aproximadamente duas semanas antes de o cartão de crédito solicitado ser enviado pelo correio. Por esta razão, o pedido não deve ser apresentado demasiado cedo antes do início da viagem para garantir que o novo cartão chega a tempo.
Segurança no levantamento de dinheiro em São Tomé e Príncipe
Embora não seja possível levantar dinheiro em São Tomé e Príncipe, alguns pagamentos podem ser feitos sem dinheiro com um cartão de crédito. Assim que um cartão, seja um EC ou um cartão de crédito, possa ser usado, deve ser sempre exercido um certo grau de precaução. Uma das precauções de segurança mais importantes é a introdução oculta do PIN. Se o teclado não tiver uma tela de privacidade apropriada, você pode segurar sua mão sobre ela enquanto digita o PIN. Simples, mas eficaz, é a proteção contra possíveis espionagens.
Verificações regulares de extratos e movimentos de conta revelam rapidamente o uso indevido do cartão. Neste caso, ou se o cartão for perdido ou roubado, você deve agir sem hesitação. Para o efeito, deve contactar a chamada de emergência de bloqueio, que foi especialmente criada para o efeito. O número pode ser contactado através da seguinte ligação. Ao telefonar, o cartão afetado é bloqueado diretamente e você está protegido contra danos financeiros maiores.