Melhores trocas de negociação de futuros de Bitcoin
Como explicamos em nosso post sobre derivativos, um derivativo é um termo financeiro para algo que “deriva” seu valor de sua relação com outro ativo.
Os futuros são um dos três principais contratos de derivados, bem como um dos mais antigos. Eles foram originalmente desenvolvidos para ajudar os agricultores a se protegerem contra mudanças nos preços das safras entre o plantio e o momento em que poderiam ser colhidos e vendidos no mercado. Esta é a razão pela qual a maioria dos futuros está focada em coisas como grãos (milho) e gado (gado). Naturalmente, o mercado de futuros expandiu-se ao longo do tempo e agora inclui contratos ligados a uma grande variedade de ativos, incluindo, mas não se limitando a:
- energia (petróleo)
- metais preciosos (ouro)
- metais industriais (aço)
- existências (S&P 500)
- obrigações (obrigações do tesouro)
Um contrato de futuros é um contrato forward com o qual mercadorias ou produtos financeiros são negociados a um preço predeterminado numa data futura específica, isto é, vendidos ou alienados. Os contratos a prazo são utilizados, por um lado, para cobrir as flutuações de preços. Por exemplo, as companhias aéreas podem proteger-se contra as consequências negativas das flutuações de preços do querosene. O que é necessário é, pelo menos, uma opinião clara sobre a evolução futura dos preços. Em teoria, isto deveria tornar o comércio mais calmo e o futuro mais previsível para as empresas.
No entanto, devido à sua concepção, os futuros são também ideais para a especulação. Devido ao efeito de alavancagem, lucros fortes são possíveis – mas acima de tudo também perdas que podem exceder massivamente o valor de entrada.
E a negociação ainda não se tornou particularmente tranquila. O preço do contrato a termo, que vai até meados de janeiro, subiu por um bom trimestre na última segunda-feira. O CBOE teve que interromper a negociação temporariamente. Afinal, as diferenças de preço na Bitcoin em várias plataformas de negociação, algumas das quais têm sido muito altas até agora, diminuíram um pouco.
Como Funciona a Negociação de Futuros
Futuros, como outros derivados, têm vida útil limitada. Quando o tempo expira, o seu valor desce para zero.
Existem três maneiras de negociar com futuros.
Negociação por conta própria – o utilizador pode abrir a sua própria conta e usá-la para negociar. Esta opção carrega o maior risco, já que o trader assume a responsabilidade de gerenciar o investimento, ordenar as negociações, manter as margens e analisar o mercado.
Usando uma conta gerenciada – o usuário pode obter uma conta gerenciada. O corretor do usuário teria a permissão para negociar em seu nome, de acordo com o acordo feito. Esta conta carrega menos risco, mas o proprietário teria que pagar uma taxa de administração e ainda é responsável por quaisquer perdas incorridas.
Entrando em um pool de commodities – esta forma de negociar com futuros acarreta o menor risco. O dinheiro é colocado em uma carteira de todos os participantes e negociado como um. Os lucros e perdas são distribuídos por todos os participantes igualmente. Os pools de commodities também têm a capacidade de investir em uma grande variedade de futuros.
Como é determinado o preço do Bitcoin Futuros?
Como não existe atualmente um preço de bolsa de Bitcoins confiável e negociado centralmente, a CME utiliza preços de várias plataformas. Obviamente, é bastante possível que os preços na CME sejam a base para outras bolsas no futuro. A CME atualmente estabelece dois preços, a Taxa de Referência de Bitcoins e o Índice de Tempo Real de Bitcoins. Para o primeiro preço, o preço base do Bitcoin é publicado uma vez por dia. No entanto, esta cotação não é suficiente para as negociações em andamento. Portanto, os preços em tempo real são formados como uma espécie de preço misto das bolsas itBit, Bitstamp e Kraken.
Como já mencionado, uma liquidação em dinheiro ocorre no final da vigência do contrato. Isto significa que o investidor não tem de pagar as Bitcoins, mas é efectuada uma liquidação em numerário sobre a diferença de preço actual. Esta opção foi deliberadamente escolhida. Para além de considerações puramente práticas, os investidores institucionais que não estão autorizados a investir directamente em moedas criptográficas por razões regulamentares podem também investir em moedas digitais.
Quais são as vantagens do Bitcoin Futuros?
Até agora, não há praticamente nenhuma oportunidade para os grandes investidores encurtarem as Bitcoins. Mas teriam de o fazer se quisessem entrar no mercado em maior escala. Isso também é necessário quando os corretores colocam derivativos em Bitcoins, como CFDs ou certificados knock-out. Há também a possibilidade de “netting”. Os corretores compensam as posições longas e curtas dos clientes entre si. A diferença aberta é coberta pela compra de Bitcoins reais. É claro que esta não é a solução mais ideal. Seria melhor proteger-se numa bolsa de futuros. Isto é pelo menos parcialmente possível com o recém-lançado Bitcoin Future trading.
Na grande maioria dos casos, os investidores também queimaram os dedos ao encurtar o Bitcoin. O preço subiu muito acentuadamente e muito rapidamente. Portanto, não é surpreendente que a maioria dos emissores não ofereça nenhum produto ou, pelo menos, nenhum derivado curto sobre Bitcoin, muito menos outras moedas criptográficas, como o Ethereum.
Voltagem enorme também em Bitcoin Negociação futura
O comércio de Bitcoins é conhecido pela sua enorme volatilidade. Mudanças de preço de mais de cinco por cento ao dia são a regra em vez da exceção, o que não é o caso no comércio de ações. No novo Bitcoin Future, a volatilidade no CME foi de até 10% nas primeiras horas. A alta foi cotada em 20.865 dólares, a baixa em 18.135 dólares. A atividade atualmente pode ser vista principalmente no contrato de janeiro. Há também contratos que duram mais tempo, como fevereiro, março ou junho. Mas o volume de negociação nos contratos de longo prazo é quase insignificante. Na segunda-feira à tarde, houve apenas cinco e nove contratos, respectivamente, com uma volatilidade igualmente elevada. Quando a CBOE lançou o primeiro contrato Bitcoin Future pouco antes do CME, a demanda das partes interessadas era tão alta que o site estava temporariamente offline.
Naturalmente, a CME também tem vários requisitos quanto à faixa de flutuação a partir da qual a negociação do Bitcoin Future deve ser descontinuada. Em uma base diária, isto é 20 por cento. Em outras palavras, se a negociação futura da moeda criptográfica atingir uma volatilidade de 20 por cento em relação ao dia anterior, a negociação é interrompida para o resto do dia. Se a volatilidade estiver entre 7 e 13 por cento, a negociação é interrompida por dois minutos.
Posição longa e curta
Diz-se que você toma uma posição longa (go long) se você agora concorda em comprar um ativo a um determinado preço para ser entregue no futuro (quando o contrato expira).
Diz-se que você toma uma posição curta se concordar em vender um ativo a um determinado preço para ser entregue no futuro (quando o contrato expirar).
Cobertura e especulação
Por um lado, os futuros foram concebidos para cobrir a evolução dos preços no mercado. Mas enquanto o produtor e o utilizador final continuam a utilizar os futuros como uma ferramenta de gestão do risco, os investidores e comerciantes de todos os tipos utilizam os contratos de futuros para fins especulativos para gerar lucro, apostando no preço das mercadorias subjacentes.
Em antecipação a uma subida dos preços dos activos, os investidores que especulam comprar futuros a um preço acordado. À medida que os preços sobem, os contratos tornam-se mais valiosos e podem ser vendidos a preços mais elevados a outros traders assim que expiram ou mesmo antes da data de vencimento.
Em antecipação a uma queda nos preços, os especuladores vendem futuros a um determinado preço. À medida que os preços caem, os contratos tornam-se mais valiosos e são comprados por outros investidores a preços mais baixos quando expiram ou mesmo antes da data de vencimento.
O ganho para ambos os investidores é a diferença entre o preço futuro (o preço acordado) e o preço spot (o preço de mercado atual).
Entrega Física e Liquidação Financeira
A liquidação refere-se à forma como os contratos futuros são consumidos na data de vencimento. É possível utilizar um dos dois itinerários de liquidação:
- Entrega física: ocorre quando a quantidade de ativo sublinhado é entregue pelo vendedor.
- Liquidação financeira: O vendedor não entrega o ativo subjacente. Em vez disso, é feito um pagamento à vista.
Os Riscos da Negociação de Futuros
A negociação com futuros acarreta muitos riscos diferentes. Alguns deles estão listados abaixo.
Responsabilidade Ilimitada
A responsabilidade ilimitada é o principal risco de negociação com futuros. Isso significa que as perdas podem ser maiores do que o investimento.
Alavancagem
A alavancagem na negociação de futuros pode ir de 5 a 100 vezes. Claro, a alavancagem é óptima quando o preço vai no caminho que o trader espera, mas se começar a mover-se contra o favor do utilizador, ele pode perder muito dinheiro.
Mercado
O mercado é muito volátil na negociação com futuros. Isto significa que a estratégia de negociação deve ser executada cada vez perfeitamente, a fim de minimizar os riscos.
Há também outros riscos que envolvem diferentes políticas, movimento de moeda, e corretagem não-profissionalismo.
Conclusão
Negociar com futuros pode trazer muito dinheiro, mas também requer muito conhecimento para ser feito com segurança.
Informe-se sobre os riscos antes de abrir a sua conta. Nós realmente não recomendamos a negociação sem saber o que você está entrando.