YEN

Importância do Iene Japonês

O Iene japonês é a terceira moeda mais transacionada no mundo, e a moeda mais fortemente transacionada na Ásia. Devido às suas relativamente baixas taxas de juro, o Iene japonês é frequentemente utilizado para executar transações com o Dólar Australiano e o Dólar Americano. Uma transação de investimento (carry trade) é uma estratégia na qual uma moeda com baixa taxa de juros é vendida para se comprar uma moeda com uma taxa de juros superior.

O Início da Moeda Japonsesa

A história da moeda no Japão começou no século VIII, quando as moedas de prata e cobre, designadas por Wado Kaichin, comecaram a ser cunhadas em 708. Estas moedas imitavam as moedas chinesas, e quando o Japão não conseguiu produzir mais as suas moedas, a moeda chinesa foi importada para o país. Com o decorrer dos próximos séculos, o afluxo de moedas chinesas não parecia ir de encontro à procura portanto, para contrariar este problema, entraram em circulação duas moedas japonesas de cunhagem privada, o Toraisen e o Shichusen, entraram em circulação entre o século XIV e o século XVI. Por volta do século XV, a cunhagem de moedas de ouro e de prata, conhecida como Koshu Kin foi encorajada e a cunhagem de ouro cedo passou a ser o novo padrão de moeda. O governo posteriormente estabeleceu um sistema monetário unificado que era constituído por moeda de ouro, assim como por moedas de prata e cobre.

O Iene Japonês dos Dias Modernos

Por volta do século XIX, os Dólares Espanhóis foram utilizados no Japão, juntamente com as moedas locais. Para simplificar e centralizar as diferentes moedas que estavam a ser utilizadas na altura, o Iene (que significa ‘círculo’ ou ‘objeto redondo’) foi criado em 1871. O Novo Ato da Moeda desenvolveu um sistema similar ao europeu, com o sistema de conta decimal. O Iene operou sob um padrão bimetálico de ouro e prato até 1897, quando foi deixada sobre um padrão exlusivo de ouro. Após a Segunda Guerra Mundial, o Iene perdeu muito do seu valor e em 1971, fixou a taxa de câmbio à do Dólar Americano, a uma taxa de 308 JPY para 1 USD. Isto dorou até 1973 quando mudou para uma taxa de câmbio flutuante.