RENMINBI

Início da Moeda na China

Com uma história com mais de 3000 anos, a moeda chinesa exitiu quer na China antiga como na imperial. Em 1914, o Dólar Prata foi estabelecido como divisa oficial da República da China, com as moedas de cobre, fen e nickel a serem adicionadas em 1930. Durante este tempo a prata valorizou-se e a China não pode mais reter o padrão prata. Em 1935, foi emitida uma nova moeda conhecida por Fabì.

Introdução do Ouro Yuan e do Yuan Renminbi Chinês

O Ouro Yuan substituiu o Fabì em 1948 a uma taxa de 1 Ouro Yuan para 3 milhões de Yuan Fabì. Nesse mesmo ano, o Yuan Renminbi (frequentemente designado por RMB) foi introduzido como uma forma para ajudar a estabilizar as áreas detidas pelos comunistas do território chinês. Em 1955, a reavaliação ocorreu e um novo Yuan Renminbi foi introduzido a uma taxa de 1 novo Yuan para 10.000 antigos Yuan.

O Renminbi no Mercado de Câmbio

Durante o comando da economia, o Yuan Renminibi Chinês foi definido para valores de câmbio irrealistas e como resultado, foram colocadas em lugar severas diretrizes de divisa. Quando a economia chinesa abriu em 1978, o Yuan Renminbi só foi utilizado domesticamente e os estrangeiros utilizavam certificados de câmbio, este levou a um poderoso mercado negro. De 1997 até 2005, o governo chinês indexou o Yuan Renminbi Chinês ao Dólar Americano, a aproximadamente 8.3 CNY para 1 USD. Em 2005, foi aplicado um mecanisno flexível de taxa de câmbio, com o RMB a ser reavaliado para 8.1 Renminbi por Dólar Americano. O governo chinês lançou um programa piloto em 2009, permitindo que alguns negócios em Guangdong e Shangha executassem e efetuassem transações com terceiros em Hong Kong, Macau, e países selecionados. O programa desde então expandiu-se a todas as áreas da China e a todos os terceiros internacionais. A China também realizou acordos com a Austrália, Japão, Tailândia, Rússia e Vietname, para permitir a transação direta de moeda, ao invés de a converter para o Dólar Americano. Como flutuação controlada, o valor do Renminbi é determinado por um grupo de divisas estrangeiras.