DAX (Alemanha)

O DAX (Deutscher Aktienindex (Índice da bolsa alemã)) é um índice do mercado de ações blue chip constituído pelas 30 maiores empresas alemãs que transacionam na Bolsa de Valores de Frankfurt. Os preços são retirados do sistema de transação eletrónica Xetra. De acordo com a Deutsche Börse, o operador do Xetra, DAX mede o Prime Standard das 30 maiores empresas alemãs em termos do volume do livro de encomendas e capitalização do mercado. É o equivalente ao FT 30 e ao Dow Jones Industrial Average, e devido à sua pequena seleção não representa necessariamente a vitalidade da economia como um todo.

O Índice L-DAX é um indicador do desempenho dos índices de referência do Dax alemão após o sistema de transação eletrónica Xetra fechar baseado no pregão na Bolsa de Valores de Frankfurt. A base do Índice L-DAX Index é o “pregão” (Parketthandel) na bolsa de valores de Frankfurt; é computado diariamente entre as 09.00 e as 17.30 CET. O índice L-DAX (Late DAX) é calculado das 17.30 até às 20.00 CET. O Eurex, o mercado de futuros e de opções eletrónico europeu sedeado em Zurique, na Suíça com uma filial em Frankfurt, na Alemanha, oferece opções (ODAX) e Futuros (FDAX) no DAX das 08.00 às 22.00 CET.

A data Base para o DAX é de 30 de dezembro de 1987 e começou com um valor base de 1.000. O sistema Xetra calcula o índice após cada 1 segundo desde 1 janeiro de 2006.