Bolsa Suíca SIX

A Bolsa Suíca SIX (anteriormente Bolsa Suíca SWX), sedeada em Zurique, é a principal bolsa de valores da Suíça (sendo a outra a bolsa de Berne). A Bolsa Suíça SIX Swiss também transaciona outros valores mobiliários, tais como títulos do governo e derivativos, tais como opções de ações.

O principal índice de mercado de ações para a Bolsa Suíça SIX é o índice blue-chip, o SMI, ou Índice do Mercado Suíço. O Índice é constituído pelas 20 mais importantes e mais liquidamente grandes e a equidade de valores mobiliários mid-cap SPI, baseado na livre flutuação do mercado de capitalização.

A Bolsa Suíça SIX foi a primeira bolsa de valores do mundo a incorporar uma transação totalmente automatizada e sistema de compensação e liquidação em 1995. A bolsa é controlada por uma associação de 55 bancos. Cada um desses bancos tem direitos iguais de voto na questão de tomada de decisão relacionada com a gestão e regulação da bolsa.

A Bolsa Suíça SIX é um empreendimento conjunto da propriedade da Eurex, a maior bolsa do mundo de futuros e derivativos, juntamente com os seus parceiros alemães, a Deutsche Börse. contudo, em julho de 2004, a Bolsa Suíça SIX rejeitou uma proposta de fusão da empresa alemã, a qual os analistas anticipavam ser lucrativa para muitas empresas pequenas listadas na Bolsa Suíça SIX.