Bolsa de Valores de Toronto

A Bolsa de Valores de Toronto (TSX, anteriormente a TSE) é a maior bolsa de valores no Canadá, a terceira maior da América do Norte e a sétima maior no mundo pela capitalização de mercado. Sedeada em Toronto, é da propriedade e operada por uma subsidiária do Grupo TMX, para a transação de equidades sénior. Na bolsa estão representados uma vasta gama de negócios do Canadá e do estrangeiro. Em adição aos convencionais valores mobiliários, a bolsa lista vários fundos negociados em bolsa, empresas de ações divididas, fundos de rendimento e investimento. A Bolsa de Valores de Toronto é a lider mundial no setor mineiro do petróleo e do gás, dado que cada vez mais empresas mineiras, de petróleo e gás estão listadas na Bolsa de Valores de Toronto do que em qualquer outra bolsa de valores.

A Bolsa de Valores de Toronto muito provavelmente descendeu da Associação de Corretores, um grupo formado por empresários de Toronto a 26 de julho de 1852. Nenhum dos registos oficiais das transações do grupo sobreviveu. A 25 de outubro de 1861, vinte e quatro homens reuniram-se no Salão Masonic para criarem a Bolsa de Valores de Toronto. A bolsa foi formalmente incorporada por um ato da Assembleia Legislativa de Ontário em 1878.

A TSX cresceu continuamente em tamanho e em ações transacionadas, exceto durante um período de três meses em 1914, quando a bolsa foi encerrada devido ao medo do pânico financeiro devido à Primeira Guerra Mundial. Em 1934, a Bolsa de Valores de Toronto fundiu-se com o seu maior competidor, a Bolsa Padrão de Ações e Mineração. Os mercados fundidos mantiveram o nome da Bolsa de Valores de Toronto. Em 1977, a TSX introduziu CATS (Sistemas de Transação Assistidos por Computador), um sistema de transação automatizado que começou a ser utilizado para a cotação de equidades menos líquidas.

A 23 de abril de 1997, a plataforma de transação da TSX fechou, fazendo com que se tornasse na segunda maior bolsa de valores na América do Norte a escolher um ambiente sem piso, eletrónico (ou de transação virtual). O antigo edifício da TSX posteriormente transformou-se na Bolsa Design, um museu e centro de educação. em 1999, a Bolsa de Valores de Toronto anunciou a nomeação de Barbara G. Stymiest para a posição de Presidente & CEO.
1861–2006 logo da TSE.

Através de um plano de realinhamento, a Bolsa de Valores de Toronto passou a ser a única bolsa do Canadá para a transação de equidades séniores. A Bolsa Bourse de Montréal/Montreal assumiu a responsabilidade pela transação de derivativos e a Bolsa de Valores de Vancouver e a Bolsa de Valores de Alberta fundiram-se para formarem a Bolsa Canadian Venture Exchange (CDNX), lidando com a transação de equidades júnior. A Rede de Negócios Canadiana, Bolsa de Valores Winnipe, e a porção de equidades da Bolsa de Montreal posteriormente fundiram-se com a CDNX.
2006-Logo atual da TSX.

Em 2000, a Bolsa de Valores de Toronto passou a ser uma empresa com fins lucrativos, e em 2001 o seu acrónimo mudou para TSX. Em 2001, a Bolsa de Valores de Toronto adquiriu a Bolsa Canadian Venture Exchange, tendo sido renomeada para Bolsa TSX Venture em 2002; Isto resultou na criação de um parente da TSX, o Grupo TSX. Isto culminou com 123 anos de utilização da TSE como uma bolsa de valores canadiana. A 11 de maio de 2007, a S&P/TSX Composite, o principal índice para a Bolsa de Valores de Toronto, transacionou acima do nível de 14.000 pontos pela primeira vez desde a sua existência. A 17 de dezembro de 2008, a TSX, pela primeira vez na história, fechou durante um dia completo de transação, devido a uma falha técnica.

A 9 de fevereiro de 2011, a Bolsa de Valores de Londres anunciou que concordou em se fundir com o Grupo TMX, o parente da Bolsa de Valores de Toronto, esperando criar uma entidade combinada com uma capitalização de mercado de $5.9 triliões (£3.7 triliões). Xavier Rolet, que é o CEO do Grupo LSE, iria dirigir a nova empresa aumentada, enquanto o Chefe Executivo Thomas Kloet passaria a ser o novo presidente da empresa. Baseados em dados de 30 de dezembro de 2010, a nova bolsa de valores teria sido a segunda maior do mundo, com uma capitalização de mercado 48% superior ao Nasdaq. 8 dos 15 membros do conselho da entifidade combinada serão nomeados pela LSE, 7/15 pela TMX. O nome provisório para o grupo combinado seria Grupo LTMX plc. Cerca de duas semanas depois a Maple Group lançou uma proposta competidora e o negócio LSEG-TMX foi cancelado após falhar a aceitação mínima de 67% dos votos dos acionistas do Grupo TMX. A rejeição veio entre novas preocupações levantadas pelo governador do banco do Canadá, Mark Carney, relacionada com o controlo estrangeiro dos sistemas de compensação e oposição ao negócio pelo ministro das finanças de Ontário.

A 13 de junho de 2011, uma proposta rival e hóstil do Grupo Maple de interesses canadianaos, foi divulgada. Uma proposta em dinheiro e ação de $3.7 biliões CAD, na esperança de bloquear a aquisição do Grupo LSE da TMX. O grupo é composto por bancos e instituições financeiras líderes do Canadá.