Bolsa de Valores de Tóquio

A Bolsa de Valores de Tóquio, que é designada por Tosho ou TSE, resumida, é uma bolsa de valores localizada em Tóquio, Japão. É a terceira maior bolsa de valores do mundo pela capitalização de agregado de mercado das suas empresas listadas. Tinha 2.292 empresas listadas, com um mercado combinado de capitazação de US$4.5 trliões, desde novembro de 2013.

Em julho de 2012 uma fusão planeada com a Bolsa de Valores Mobiliários de Osaka foi aprovada pela Comissão de Transação Justa do Japão. A entidade resultante, O Grupo Bolsista do Japão (JPX) (Nihon Torihikijo Gurupu), foi lançada a 1 de janeiro de 2013.

A TSE está incorporada como uma kabushiki gaisha com nove diretores, quatro auditoes e oito diretores executivos. A sua sede está localizada em 2-1 Nihonbashi-kabutocho , Chuo, Tóquio, ou “Kabutocho”, que é o maior distrito financeiro no Japão. As suas horas de operação são entre as 08.00 e as 11.30, e das 12.30 ás 17.00. Desde 24 de abril de 2006, a sessão de transação da tarde inicou-se à sua hora habitual, 12:30.

As ações listadas na TSE estão separadas em Primeira Seçao para as empresas maiores, Segunda Seção para empresas de médio tamanho, e a seção Mães (Mercado das ações crescentes e emergentes) para empresas startup de alto crescimento. Desde 31 de outubro de 2010, existem 1.675 empresas de Primeira Seção, 437 empresas de Segunda Seção e 182 empresas Mães.

Os principais índices que registam a TSE são o índice Nikkei 225 de empresas selecionadas pela Nihon Keizai Shimbun (o maior jornal de negócios do Japão), o índice TOPIX, baseado nos preços das ações das empresas de Primeira Seção, e o índice J30 de grandes empresas industriais, da propriedade do maior boletim financeiro do Japão.

Noventa e quatro empresas domésticas e 10 empresas estrangeiras de valores mobiliários participam na transação da TSE. Ver: Membros da Bolsa de Valores de Tóquio

As outras instituições relacionadas com a TSE incluem:

O clube de imprensa da bolsa, designado por Kabuto Club, que se reune no terceiro andar do edifício da TSE. A maioria dos membros do Kabuto Club são afiliadso com a Nihon Keizai Shimbun, Kyodo News, Jiji Press, ou emissoras de televisão de negócios, tais como a Bloomberg LP e CNBC. O Kabuto Club está geralmente mais ocupado durante abril e maio, quando as empresas públicas lançam os seus relatórios anuais.

A 15 de junho de 2007, a TSE pagou $303 milhões para adquirur um parcela de 4.99% na Bolsa de Singapura Ltd.