Bolsa de Valores de Nova Iorque

A Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), por vezes conhecida como “Big Board”, é uma bolsa de valores americana localizada em 11 Wall Street, Lower Manhattan, New York City, Nova Iorque, Estados Unidos. É de longe a maior bolsa de valores do mundo por capitalização de mercado das suas empresas listadas em US$16.613 triliões, dados de maio de 2013. O valor da transação média diária era de aproximadamente US$169 biliões em 2013.

O pregão da NYSE está localizado na 11 Wall Street e é composto por quatro salas utilizadas para facilitarem as transações. Uma quinta sala de transação, localizada na 30 Broad Street, foi encerrada em fevereiro de 2007. O edifício principal, localizado na 18 Broad Street, entre as esquinas da Wall Street e Exchange Place, foi designado como Marco Histórico Nacional em 1978, como o foi o edifício 11 Wall Street.

A NYSE é da propriedade da IntercontinentalExchange, um empresa de holding americana que também lista (NYSE: ICE). Anteriormente, era parte da NYSE Euronext (NYX), que foi formada pela fusão da NYSE em 2007 com a bolsa de ações totalmente eletrónica Euronext. A NYSE e Euronext agora operam como divisões da IntercontinentalExchange.

A NYSE foi sujeita a vários processos relacionados com fraude ou quebra de dever e foi processada pelo seu antigo CEO por quebra de contrato e difamação.

A primeira organização registada de transação de valores mobiliários em Nova Iorque entre os corretores, lidando diretamente uns com os outros pode ser registada até ao Acordo Buttonwood. As anteriores transações de valores mobiliários foram intermediadas por leiloeiros que também conduziam leilões mais mundanos de mercadorias, tais como trigo e tabaco. A 17 de maio de 1792 vinte e quatro corretores assinaram o acordo Buttonwood Agreement, que definiu uma taxa de comissão de terreno cobrada aos clientes e ligou os signatários na venda de mercadorias. As primeiras mercadorias transacionadas eram principalmente mercadorias governamentais, tais como Títulos de Guerra da Guerra Revolucionária e o Primeiro Banco de Ações dos Estados Unidos, apesar de o Banco de Ações de Nova Iorque ter sido, nos primeiros tempos, uma garantia transacionada não governamental.

Em 1817 os corretores de Nova Iorque operando sobre o Acordo Buttonwood instituiram novas reformas e reorganizaram-se. Após enviarem uma delegação para Filadélfia para observarem a organização do conselho de corretores, foram adotadas restrições sobre a transação manipuladora, assim como sobre anteriores orgãos de governação. Após reformarem o Conselho Bolsista e de Ações de Nova Iorque a organização dos corretores começou a alugar espaço exclusivamente para transação de valores mobiliários, que anteriormente ocorriam no Tontine Coffee House. Entre 1817 e 1865 foram utilizadas várias localizações, até ser adotada a presente localização.

A invenção do telégrafo elétrico consolidou os mercados, e o mercado de Nova Iorque ascendeu para dominar sobre Filadélfia, após mediarem melhor alguns pánicos de mercado do que outras alternativas. A Guerra Civil estimulou muito as transações dos valores mobiliários especulativos em Nova Iorque. Em 1869 o estatuto de membro teve de ser travado, e tem esporadicamente aumentado desde então. A última metade do século dezanove viu um rápido crescimento na trasação de valores mobiliários.

A transação de valores mobiliários no final do século dezanove, início do século vinte, foi propensa a pánicos e quedas. A regulação governamental da transação de valores mobiliários foi eventualmente vista como necessária, com indiscutivelmente as alterações mais dramáticas ocorrendo em 1930, após uma grande queda do mercado de ações ter precipitado uma depressão económica.

O Clube de Bolsa de Valores de Luncheon foi instalado no sétimo andar de 1898 até ao seu fecho em 2006.
O piso da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1908

A NYSE anunciou os seus planos para se fundir com a Archipelago a 21 de abril de 2005, num negócio destinado a reorganizar a NYSE como uma empresa de transações pública. O conselho de gestão da NYSE votou a favor da fusão com a rival Archipelago a 6 de dezembro de 2005 e passou a ser uma empresa pública sem fins lucrativos. Começou a transacionar sob o nome de NYSE Group a 8 de março de 2006. Um pouco mais de um ano depois, a 4 de abril de 2007, o NYSE Group completou a sua fusão com a Euronext, o mercado bolsista combinado europeu, assim formando a NYSE Euronext, a primeira bolsa de valores transatlântica.

A Wall Street é centro financeiro lider dos EUA para atividades financeiras internacionais e o principal localização dos EUA para conduzir a venda por atacado dos serviços financeiros. “É composta por uma matriz de setores financeiros de venda por atacado, mercados financeiros, instituições financeiras e empresas industriais financeiras” (Robert, 2002). Os principais setores são a indústria de valores mobiliários, bancos comerciais, gestão de ativos e seguros.

Presentemente, Marsh Carter é o Presidente da Bolsa de Valores de Nova Iorque, tendo sucedido a John S. Reed e o CEO é Duncan Niederauer, tendo sucedido a John Thain.