BITCOIN

A Bitcoin é uma forma digital de moeda, criada e manipulada eletronicamente. Ninguém a controla, As Bitcoins não são impressas, como os dólares ou euros – elas são produzidas por inúmeras pessoas que têm computadores por todo o mundo, utilizando software que somente que resolve problemas matemáticos. É o primeiro exemplo de uma categoria crescente de dinheiro conhecido como criptomoeda.

1. O que é que faz com que seja diferentes das moedas normais?

A Bitcoin pode ser utilizada para comprar coisas eletronicamente. Dessa forma, é como os dólares, euros ou ienes convencionais, que também são transacionados digitalmente. Contudo, as caraterísticas mais importantes dos bitcoins, e aquilo que faz com que seja diferente do dinheiro convencional, é que está descentralizada. Não há nenhuma instituição que controle a rede bitcoin. Isto coloca algumas pessoas à vontade, porque significa que um grande banco não pode controlar o seu dinheiro.

2. Quem a criou?

Um desenvolvedor de software chamado Satoshi Nakamoto propôs a bitcoin, que era um sistema de pagamento eletrónico baseado numa prova matemática. A ideia era produtiz uma moeda independente de qualquer autoridade central, transferida eletronicamente, mais ou menos instantaneamente, com muito baixas taxas de transação.

3. Quem a imprime?

Ninguém. Esta moeda não é fisicamente impressa à sombra por um banco central, sem nenhuma pessoa ser responsável por ela, e fazendo as suas próprias regras. Esses bancos podem simplesmente produzir mais dinheiro para cobrir a divida nacional, assim desvalorizando a sua moeda.

Ao invés, a bitcoin é criada digitalmente, por uma comunidade de pessoas, a que qualquer um se pode juntar. As Bitcoins são ‘minadas’, utilizando energia do computador numa rede distribuída. Esta rede também processa transações feitas com moeda virtual, efetivamente fazendo com que a bitcoin seja a sua própria rede de pagamento.

4. Quer dizer que posso criar bitcoins ilimitadas?

Exatamente. O protocolo Bitcoin – as regras que fazem com que a bitcoin funcione – dizem que somente podem ser criadas na totalidade 21 milhões de bitcoins pelos mineiros. Contudo, estas moedas são divididas em partes mais pequenas (a quantia mais pequena divisível é de um centésimo de milionésimo de uma bitcoin e é designada por ‘Satoshi’, de acordo com o fundador da bitcoin).

5. Em que é que se baseia?

A Bitcoin baseia na matemática

A divisa convencional tem-se baseado no ouro ou prata. Teoricamente, sabia que se entregasse um dólar ao banco, que poderia receber algum ouro em retorno (apesar de isto na prática não funcionar bem assim). Mas a bitcoin não se baseia no ouro; baseia-se na matemática.

Por todo o mundo, as pessoas estão a utilizar programas de sogtware que permitem que uma fórmular matemática produza bitcoins. A fórmular matemática é gratuitamente disponibilizada, por isso qualquer um pode ver isso. O software também é open source, o que significa que qualquer um pode vê-lo para se certificar de que ele faz o que é suposto fazer.

6. Quais são as suas caraterísticas?

A Bitcoin tem várias caraterísticas importantes que a destinguem das habituais divisas fiduciárias.

a. É descentralizada

A rede bitcoin não é controlada por uma autoridade central. Todas as máquinas que minam bitcoins e processam transações fazem parte da rede, e as máquinas trabalham em conjunto. Isto significa, em teoria, que uma autoridade central não pode afunilar a política monetária e causar um colapso – ou simplesmente decidir retirar as bitcoins das pessoas, como o Banco Central Europeu decidiu fazer no Chipre no início de 2013. E se alguma parte da rede ficar offline por alguma razão, o dinheiro continua a fluir.

b. É fácil de configurar

Os bancos convencionais fazem com que ultrapasse obstáculos só para abrir uma conta bancária. Definir contas de comerciante para pagamento é outra tarefa Kafkiana, envolvida em burocracia. Contudo, pode definir um endereço bitcoin em segundos, sem ser colocada nenhuma questão, e sem ter de pagar taxas.

c. É anónimo

Bem, mais ou menos. Os utilizadores podem deter múltiplos endereços bitcoin, sem serem associados nomes, endereços, ou outra informação de identificação pessoal. Contudo… bitcoin é perfeito para jogos de azar on-line

d. É totalmente transparente

…a bitcoin armazena detalhes de todas as transações que alguma vez ocorreram na rede numa enorme versão de um registo geral, designado por cadeia de bloco. A cadeia de bloco diz tudo. Se tem um endereço público de bitcoin, qualquer um pode dizer quantas bitcoins foram armazenadas nesse endereço. Eles simplesmente sabem que é seu. Contudo, existem medidas que as pessoas podem tomar para fazerem com que as suas atividades sejam mais ópacas na rede bitcoin, tais como não utilizar continuamente o mesmo endereço, e não transferir imensas bitcoins para um único endereço.

e. As taxas de transação são minúsculas

O seu banco pode cobrar uma taxa de £10 por transferências internacionais. A bitcoin não o faz. Mas a http://www.bitcoinbinaryoptions.net/

f. É rápida

Pode enviar dinheiro para qualquer lado e chegará minutos depois, assim que a rede bitcoin processar o pagamento.

g. É não repudiável

Quando as suas bitcoins são enviadas, não há como rereavê-las, a não ser que o recepiente as devolva. Elas vão para sempre.

Portanto, a bitcoin tem imenso a seu favor, em teoria. Mas como é que funciona, na prática? Leia mais e descubra como são minadas as bitcoins, o que acontece quando ocorre uma transação de uma bitcoin e como a rede regista tudo.